Procurando pela melhor pasta térmica para o seu PC? A paste térmica é uma solução eficaz para esfriar os processadores e placas de vídeo durante o uso mais intenso desses equipamentos. Afinal, esses componentes são conhecidos por esquentarem bem, o que pode atrapalhar o desempenho do computador.
E, embora algumas pessoas até mesmo desconheçam que existem pastas térmicas para essa função, a verdade é que essas pastas são fundamentais, inclusive para manter a integridade dos componentes dos computadores. Pois, além de prejudicar o desempenho, se um desses componentes superaquecer, pode provocar danos na máquina, e desligamentos constantes.
Mas, mesmo que você seja uma pessoa que nunca ouviu falar em pasta térmica, provavelmente você já utilizou um computador alguma vez na vida. Portanto, sabe que esses equipamentos geram calor. E quanto mais potentes forem as configurações, e mais intenso for o uso feito do dispositivo, mais calor será gerado.
Portanto, qualquer computador, especialmente os mais potentes, como um PC gamer, precisa de um sistema eficaz de resfriamento. É justamente aqui que entram as pastas térmicas. E no artigo de hoje, nós vamos conhecer quais são as 10 melhores pastas térmicas de 2024! Boa leitura!
As Melhores Pastas Térmicas de 2024
Critérios de escolha da melhor pasta térmica
Ao analisarmos as diferentes pastas térmicas disponíveis no mercado, foi necessário definir alguns critérios prévios de escolha. Afinal, existem alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração ao escolher uma pasta térmica.
Além disso, nós queríamos ter a certeza de estar realmente recomendando as melhores pastas térmicas do mercado para você. Então, confira os critérios que utilizamos:
Durabilidade:
Nível de condutividade térmica;
Tipo de aplicador;
Facilidade de uso;
Faixa de proteção em graus ºC.
Incluímos também produtos com diferentes faixas de preço, para que um número maior de usuários possa encontrar a sua melhor pasta térmica na seleção. Além disso, selecionamos pastas que também podem ser utilizadas pelo usuário comum em casa, sem a necessidade de ter que levar seu PC, ou notebook, a um profissional para aplicar.
Dito isto, vamos ao ranking com as 10 melhores!
10. Pasta Térmica Cooler Master Mastergel Regular
Nosso Veredito
A Pasta Térmica Cooler Master Gel Regular é recomendada para uso básico em dispositivos convencionais padrões. Ou seja, em computadores de gerações mais recentes, essa pasta pode não oferecer um desempenho tão otimizado.
Portanto, representa um bom custo-benefício para quem tem um computador que é um pouco mais antigo. Principalmente, por ter um preço mais acessível, e ser bem simples de usar.
Prós
- Condução térmica de 5 W/mK;
- Pode aplicar em diferentes materiais;
- Faixa de proteção térmica entre -45 °C a 110 °C;
- Seu bico aplicador garante uma aplicação fácil e precisa;
- Preço acessível.
Contras
Não vem com uma espátula, para ajudar na aplicação.
Poderia ter um aplicador um pouco mais estreito;
O fabricante não informa a durabilidade.
Créditos: Amazon
A Pasta Térmica Cooler Master Mastergel Regular é um produto desenvolvido especialmente para quem tem um PC padrão de gerações anteriores. Afinal, nada pior para o desempenho e segurança da máquina que o superaquecimento, seja do CPU ou da GPU (placa de vídeo).
Com uma seringa equipada de bico plano, a aplicação do produto se torna mais fácil e precisa. Enquanto a sua condutividade de 5 W/mK é adequada para suprir as necessidades de trocas térmicas mais simples.
Vídeo do Canal dmeloTV (Youtube.com)
9. Pasta Térmica Thermal Grizzly Conductonaut
Nosso Veredito
A Pasta Térmica Thermal Grizzly Conductonaut é um produto desenvolvido para ser a melhor pasta térmica para todos que sempre levam o processador a sua capacidade máxima. Ou seja, para aqueles usuários que costumam exigir muito do desempenho de suas máquinas no dia a dia.
Essa opção da Thermal Grizzly possui uma capacidade de condutividade térmica de 73 W/mK, que simplesmente é uma das maiores que você vai encontrar no mercado atualmente. Portanto, é um produto recomendado para quem realiza overclock, e precisa de um sistema que diminua o excesso de calor durante seu funcionamento.
Prós
Fácil de aplicar, com aplicador de seringa com ponta de agulha;
Ampla capacidade de dispersão térmica;
Condutividade térmica de 73 W/mK;
Faixa de proteção entre 10°C a 140° C;
Duração de 5 anos.
Contras
Pode causar curto circuitos se for usada de forma incorreta;
Uso recomendado para profissionais;
Contém gálio;
Tem condutividade elétrica;
Não pode usar em alumínio.
Créditos: Amazon
Alguns usuários afirmam que a Pasta Térmica Thermal Grizzly Conductonaut representa um diferencial em computadores que possuam uma boa capacidade de dispersão térmica. Vale ressaltar, entretanto, que o produto tem gálio na sua composição, e possui condutividade elétrica.
Isso significa que a Pasta Térmica Thermal Grizzly Conductonaut não deve ser aplicada sobre materiais de alumínio, para não causar corrosão das peças. Sendo uma ótima escolha para quem tem componentes de cobre.
Vídeo do Canal MW Informática (Youtube.com)
8. Pasta Térmica OCX 1g – PCYES
Nosso Veredito
A Pasta Térmica OCX 1g – PCYES é capaz de esfriar o equipamento ao mesmo tempo em que estabiliza o funcionamento do processador. O resultado é um desempenho muito melhor do computador, garantindo que o usuário desfrute da melhor forma possível de todos os jogos que ama.
Ou seja, esse é um produto recomendado para quem procura a melhor pasta térmica, que seja versátil, eficaz e tenha um preço acessível.
Prós
Estabiliza o processador;
Grande capacidade de trocas térmicas;
Melhora o desempenho do computador;
Condução térmica de 8,5 W/mK;
Faixa de proteção entre 45 °C a 180 °C;
Duração de 2 anos;
Aplicador fácil de usar, tipo seringa;
Preço acessível.
Contras
- Não acompanha espátula.
Créditos: Amazon
Vários usuários que já tiveram uma experiência com a Pasta Térmica OCX 1g – PCYES antes, garantem que a pasta OCX 1g tem uma excelente capacidade de trocas térmicas.
A aplicação desta pasta térmica pode reduzir a temperatura do processador em até 10 °C, proporcionando maior segurança ao realizar overclocks, minimizando o risco de danos ao seu dispositivo. Seu bom desempenho e qualidade ficam evidentes, especialmente quando o produto é aplicado em um processador mais potente.
Então, se você busca uma pasta com desempenho superior e que oferece uma proteção que realmente funciona, a OCX 1 g é a escolha recomendada.
Vídeo do Canal DCAlves (Youtube.com)
7. Pasta Térmica Corsair Tm30
Melhor Pasta Térmica Custo-Benefício de 2024
Nosso Veredito
A Pasta Térmica Corsair, Tm30, Preto composto premium à base de óxido de zinco, prometendo otimizar significativamente o desempenho térmico de CPUs e GPUs. A sua aplicação, seja para substituir a pasta existente ou em aplicar em novos equipamentos, visa melhorar a transferência de calor e reduzir as temperaturas operacionais.
Além disso, a baixa viscosidade do composto facilita o preenchimento de abrasões microscópicas e canais, otimizando a transferência térmica. E a durabilidade é um ponto forte, uma vez que o a sua composição quida de alta estabilidade da Corsair TM30 promete anos de desempenho consistente sem secagem, rachaduras ou alteração na consistência.
Prós
Condutividade térmica de 3,8 W/mk;
Aplicador tipo seringa;
Recomendada para usuários que buscam durabilidade;
Impedancia térmica baixa;
Baixa viscosidade.
Contras
- Faixa de proteção térmica (temperatura operacional) não informada.
Créditos: Amazon
Sua fórmula não condutiva, não tóxica e isenta de compostos voláteis adiciona um fator de segurança à sua utilização. Seja para usuários de resfriamento líquido ou a ar, a Pasta Térmica Corsair, Tm30, Preto se destaca como uma escolha confiável para manter o PC funcionando sob pressão, enfrentando CPUs e GPUs mais quentes com eficiência.
Com facilidade de aplicação e a promessa de longa durabilidade, essa pasta térmica se posiciona como uma aliada para entusiastas que buscam manter seus sistemas refrigerados e operando no auge de seu potencial.
Vídeo do Canal The Overclock Channel (Youtube.com)
6. Pasta Térmica Arctic Cooling MX-4
Melhor Pasta Térmica em Rendimento de 2024
Nosso Veredito
A Pasta Térmica Arctic Cooling MX-4 é um produto recomendado para aqueles usuários que acham cansativa a tarefa de trocar a pasta térmica do computador ou do console. Afinal, os próprios usuários dizem que é muito fácil aplicar o produto. Além de ser também fácil de remover, facilitando a manutenção periódica dos equipamentos.
Prós
Condutividade térmica é de 8.5 w/m-k;
Faixa de proteção térmica -50 °C a 150 °C;
Material de qualidade;
Dura até 8 anos;
Aplicador tipo seringa;
4g, que rendem até 12 aplicações;
Para quem não quer trocar a pasta térmica com frequência.
Contras
Segundo usuários, a pasta rende apenas 2 aplicações em processadores domésticos;
A receptividade térmica do material poderia ser melhor.
Créditos: Amazon
A condutividade da Pasta Térmica Arctic Cooling MX-4 é de 8.5 w/m-k. Portanto, a pasta garante uma dispersão térmica segura. E permite que os usuários continuem a utilizar seus dispositivos sem preocupações com o superaquecimento ou desligamentos constantes. Inclusive, a própria composição do material evita riscos maiores, como a ocorrência de acidentes com curtos circuitos.
No entanto, o principal destaque desse produto é o seu rendimento. Pois, a embalagem tem 4g de pasta térmica, e sua duração é de até 8 anos. O que significa que não será preciso fazer trocas constantes nos seus dispositivos. Sem dúvidas, é a melhor pasta térmica para quem procura rendimento e durabilidade.
Vídeo do Canal TecnoArt (youtube.com)
5. Pasta Térmica Arctic Silver 5 AS5
Melhor Pasta Térmica Para Profissionais de 2024
Nosso Veredito
A Pasta Térmica Arctic Silver 5 AS5 é a pasta com melhor custo-benefício para profissionais que trabalham com assistência técnica e manutenção de computadores.
Pois, o produto tem uma aplicação um pouco mais trabalhosa devido a sua composição, o que não é um problema para profissionais de TI. Por outro lado, sua composição tem prata micronizada pura, o que garante uma excelente capacidade de resfriamento.
Prós
Recomendada para profissionais;
Aplicador tipo seringa com pazinha;
Faixa de proteção térmica – 50 °C a 180 °C;
Condutividade térmica de 12,5 W/mK;
Rende bem;
Com prata micronizada pura na composição;
Não conduz eletricidade;
Duração de aproximadamente 5 anos;
Preço acessível.
Contras
A prata na composição pode gerar acidentes com curtos-circuitos;
A embalagem poderia vir com mais gramas.
Créditos: Amazon
Disponível por um preço acessível, a Pasta Térmica Arctic Silver 5 AS5 trabalha com temperaturas de até 180 °C, permitindo que o dispositivo opere em uma faixa segura de temperaturas. O que permite que profissionais da área possam oferecer um serviço de qualidade, com um material bom e sem ter que pagar muito caro pelo produto utilizado.
A pasta térmica da Arctic Silver 5 AS5 não é uma condutora de eletricidade. Contudo, como tem micropartículas de prata em sua composição, há um maior risco de curto-circuito durante o uso. E esse também outro motivo que torna essa pasta mais recomendada apenas para uso de profissionais.
Afinal, é preciso limpar bem a área antes da aplicação e ajustar a quantidade de pasta térmica em uma proporção adequada.
Vídeo do Canal HAKsMoDz (Youtube.com)
4. Pasta Térmica Cooler Master MasterGel Maker
Melhor Pasta Térmica Para Aplicar de 2024
Nosso Veredito
A Pasta Térmica Cooler Master MasterGel Maker é escolha ideal para quem não gosta de fazer aplicações de pasta no computador. Afinal, vem com uma seringa aplicadora que torna a aplicação muito simples e prática. E o design especial do produto também impede que você tenha que lidar com problemas de raspagem ou qualquer tipo de bagunça ao aplicar.
Seu bico achatado, especialmente desenvolvido, assegura que a aplicação seja precisa. Ao mesmo tempo em que a viscosidade da textura da Cooler Master Gel Maker impede que a pasta térmica vaze. Portanto, além de ser segura e fácil de aplicar, é uma pasta que vai durar muito mais com você. Já que essa forma de aplicação evita o desperdício.
Prós
Aplicador seringa, com bico achatado;
Textura viscosa, que não vaza;
Sem raspagens e bagunça;
Ajuda a diminuir o barulho que o ventilador do PC faz;
Condutividade de 11 W/mK;
Faixa de proteção entre -45 °C a 180 °C;
Acompanha lenço para limpeza.
Contras
O fabricante não informa qual é a duração do produto;
Preço é maior em comparação a outros modelos.
Créditos: Amazon
A condutividade de 11 W/mK da Pasta Térmica Cooler Master MasterGel Maker também é excelente, garantindo que o resfriamento dos seus componentes ocorra de forma muito mais ágil. Inclusive, não é incomum que peças superaquecidas devido ao uso, fiquem mornas logo após a aplicação dessa pasta térmica.
Isso sem mencionar que a pasta Cooler Master também ajuda a diminuir os ruídos feitos pelos ventiladores dos computadores.
Vídeo do Canal dmeloTV (Youtube.com)
3. Pasta Térmica Cooler Master Gel Maker Nano
Melhor Para Computadores Atuais de 2024
Nosso Veredito
A Pasta Térmica Cooler Master Gel Maker Nano é mais um produto com a qualidade Cooler Master, desenvolvido para usuários que buscam uma pasta para componentes de gerações atuais. Essa opção se destaca no mercado devido à sua boa condutividade de 11 W/mK. Essa característica proporciona um desempenho térmico excelente, garantindo uma dissipação eficiente do calor gerado por CPUs, GPUs e chipsets de alto desempenho.
Prós
Com nano partículas de diamante;
Faixa de proteção térmica entre -50 a 150;
Recomendada para dispositivos atuais de alto desempenho;
Não curativa, não conduz eletricidade;
Fácil de espalhar e de remover;
Condutividade de 11 W/mK;
Usuários dizem ter uma textura pastosa, que facilita a aplicação.
Contras
Não acompanha seringa para aplicar;
Fabricante não informa a duração do produto;
Preço elevado.
Créditos: Amazon
Equipada com nano partículas de diamante, a Pasta Térmica Cooler Master Gel Maker Nano mantém sua eficácia em uma ampla faixa de temperatura, variando de -50 a 150 graus Celsius. Essa resistência térmica é necessária para usuários que enfrentam uma ampla variação térmica em seus CPUs, GPUs e chipsets.
Sua fórmula garante uma aplicação uniforme sem rachaduras ou secagem, proporcionando uma camada térmica consistente. Além disso, suas características não curativas e a não condutividade elétrica ajudam a prevenir curtos-circuitos, oferecendo proteção e desempenho de longo prazo para o sistema.
Se você busca otimizar o resfriamento do seu dispositivo com uma opção de pasta de alta tecnologia, a Gel Maker Nano é uma escolha que oferece um resultado eficaz em computadores atuais. E é a terceira melhor pasta térmica do ranking de hoje!
Vídeo do Canal Getech Informática (Youtube.com)
2. Pasta Térmica Thermal Grizzly Kryonaut
Melhor em Temperatura Operacional de 2024
Nosso Veredito
A Pasta Térmica Thermal Grizzly Kryonaut se destaca por sua facilidade de uso, e pela sua temperatura operacional de -250 °C a 350 °C. Equipada com uma seringa especialmente projetada, a aplicação dessa pasta é uma tarefa simples e precisa. Além disso, possui longa duração, mesmo em temperaturas de até 80°C, garantindo durabilidade e consistência ao longo do tempo.
Prós
Material de qualidade;
Aplicador tipo seringa, fácil de usar;
Vem com espátula;
Condutividade térmica de 12,5 W/mK;
Faixa de proteção térmica de -250 °C a 350 °C;
Segura e eficiente;
Durabilidade aproximada de 5 anos;
Preço acessível.
Contras
- A embalagem poderia ter mais gramas.
Créditos: Amazon
Ao optar pela Pasta Térmica Thermal Grizzly Kryonaut, a experiência é marcada por resultados positivos desde o primeiro uso. Afinal, a queda significativa na temperatura depois da aplicação contribui para a melhora da eficiência do sistema, reduzindo o barulho de ventiladores e melhorando o desempenho do processador.
Sua condutividade térmica também é elevada, ficando no valor de 12,5 W/mK. A Thermal Grizzly Kryonaut também não conduz eletricidade, tornando o uso mais seguro.
Fácil de aplicar, segura, com um bom desempenho térmico e preço acessível, é a segunda melhor pasta térmica de 2024, e a melhor pasta térmica no quesito temperatura operacional para o usuário.
Vídeo do Canal Info da Loucura (Youtube.com)
1. Pasta Térmica Noctua NT h1
Melhor Pasta Térmica de 2024
Nosso Veredito
A Pasta Térmica Noctua NT h1 é a melhor pasta térmica de 2024, e há bons motivos que justificam essa escolha. Em primeiro lugar, essa pasta passou por vários testes rigorosos, além de já ter recebido dezenas de prêmios e certificações de qualidade. Portanto, eses são os melhores indicativos de que se trata de um produto realmente bom, que cumpre o promete.
Como uma pasta de alto desempenho, ela é capaz de resfriar seu processador superaquecido sem grandes dificuldades. Portanto, também é uma ótima escolha para usuários que precisam fazer overclock, e que geram ainda mais calor nos componentes dos seus dispositivos.
Prós
Pasta térmica premiada;
Aplicador tipo seringa;
Aplicação prática com ótimo desempenho;
Vem com lenço para limpeza;
Duração de 5 anos;
Faixa de proteção térmica entre -50 °C a 110 °C.
Contras
A embalagem poderia ter mais gramas do produto;
A faixa de proteção do produto não é tão ampla quanto a da maioria dos concorrentes.
Créditos: Amazon
Ao longo do seu tempo de uso, a Pasta Térmica Noctua NT h1 consegue trabalhar com temperaturas de 110 °C, garantindo que seus dispositivos operem em segurança. Mesmo naqueles momentos em que você pretende exigir mais do computador. Tudo isso com um aplicador prático em formato de seringa e uma duração de até 5 anos.
Vídeo do Canal adrenatech (Youtube.com)
Como escolher a melhor pasta térmica?
É muito importante que você saiba quais são as melhores pastas térmicas disponíveis no mercado. Afinal, isso vai ajudá-lo a saber quais produtos são bons, e entender muitos detalhes sobre as diferenças e semelhanças entre eles.
No entanto, também é importante que você conheça os principais elementos que devem ser avaliados antes de escolher uma das melhores pastas térmicas.
Pensando nisso, preparamos também algumas dicas para ajudá-lo a avaliar as pastas térmicas, e entender o que deve ser levado em consideração na hora de escolher esse tipo de produto. Aproveite!
Considere a condutividade térmica da melhor pasta térmica
Optar por uma pasta térmica com alta condutividade térmica é crucial para garantir uma transferência de calor eficiente. A medida comumente expressa em W mK de condutividade (watt por metro por kelvin) indica a capacidade da massa da pasta em direção ao calor, sendo que valores mais altos são desejáveis para melhor desempenho.
Pois, a alta condutividade da pasta térmica assegura que o calor possa ser dissipado com maior eficiência, para que os componentes sejam resfriados. Nesse sentido, para quem não exige muito do processador, uma pasta térmica com 1 à 5 W/mK de condutividade já está de bom tamanho.
Agora, para usuários mais exigentes, é importante que a pasta tenha uma condutividade superior a 5 W/mK. Inclusive, para usuários que exigem muito do processador, como aqueles que possuem um PC gamer ou realizam edições de vídeo e imagem, é recomendado ter uma pasta com condutividade superior a 10 W/mK.
Avalie a composição e os componentes da pasta térmica
Avaliar os componentes da pasta térmica, como silicone, carbono, óxidos de metal, ou até mesmo partículas especiais, é necessário, já que os componentes podem influenciar na sua eficácia. Portanto, compreender a composição ajuda a escolher uma pasta adequada para o seu processador, GPU ou chipset específico.
Lembre-se que dissipar a temperatura é a principal função da pasta térmica. Portanto, ela deve ter componentes que atuem como um bom condutor de calor. Além disso, pastas com metais na composição são mais recomendadas para profissionais, devido ao risco de causarem curto-circuito durante o uso.
Considere a facilidade de aplicação
Você mesmo vai aplicar a pasta térmica no seu pc? Então, é importante que você preste atenção em qual é a facilidade de aplicação do produto escolhido.
Portanto, considere que pastas térmicas aplicadas em formato de seringa facilitam a distribuição uniforme e precisa do produto. Afinal, uma aplicação fácil não só melhora a eficácia, mas também reduz a probabilidade de erros, e danos ao dispositivo.
Além do tipo de aplicador, observe qual é a textura do material. Porque, algumas pastas térmicas se espalham com mais facilidade e requerem maior habilidade do aplicador. Logo, acessórios extras, como uma espátula e pano para limpeza, também são bem vindos.
Por fim, verifique a compatibilidade da pasta com os componentes do seu sistema. Por exemplo, algumas pastas não podem ser aplicadas sobre materiais de alumínio. Além disso, opte preferencialmente por uma fórmula não condutora de eletricidade, para evitar curtos-circuitos.
Durabilidade e resistência
Escolha uma pasta térmica que mantenha suas propriedades ao longo do tempo e sob diferentes condições. Pois, a resistência a altas temperaturas sem secar ou perder a sua eficácia é uma característica fundamental para garantir a estabilidade térmica a longo prazo.
Além disso, se você é um usuário que não gosta de fazer a troca da pasta com muita frequência, o mais recomendado é optar por um produto de longa duração. Por exemplo, existem algumas pastas térmicas no mercado que duram facilmente bem mais de 5 anos. E na nossa lista das melhores de hoje, você encontra algumas opões assim.
Verifique qual é a temperatura operacional da pasta térmica
Antes da compra, busque informações sobre qual é a temperatura operacional da pasta que você pretende comprar.
Para isso, considera que a temperatura média de operação da maioria dos computadores fica entre 40º a 80 °C, raramente ultrapassando a marca dos 100 °C. Pois, os processadores que ultrapassam a temperatura de 100 °C, podem sofrer avarias e causar acidentes.
A melhor escolha para se proteger com segurança, é optar por uma pasta que seja capaz de suportar uma amplitude térmica de pelo menos 0 °C até 100 °C. Dessa forma, seu dispositivo estará seguro, mesmo nos momentos em que você exigir mais do seu processador.
Veja qual é o peso do produto
Você também deve considerar quantas gramas de pasta térmica o fabricante oferece na embalagem para encontrar o produto que ofereça o melhor custo-benefício.
Usuários que buscam comprar pasta térmica para oferecer serviços de manutenção de computadores, podem encontrar pacotes que entregam até um 1kg do produto. Dessa forma, é bem mais simples fazer um bom estoque, e utilizar no dia a dia do seu negócio.
Agora, usuários que buscam uma pasta térmica para uso próprio, encontram embalagens menores, com preços mais acessíveis. No entanto, ainda assim é importante prestar atenção na quantidade de aplicações que o produto rende. Principalmente, se o seu processador é maior. Ou, se você pretende utilizar a pasta térmica em mais de um dispositivo.
Considere o seu orçamento
Com uma ampla variedade de opções disponíveis no mercado, é importante estabelecer um orçamento antes de iniciar a busca por uma pasta térmica.
Pois, ao fazer isso, você garante que poderá encontrar um bom produto dentro de suas possibilidades financeiras. Além de evitar gastar desnecessariamente em um produto com características que podem não ser essenciais para o uso que você fará da pasta térmica.
E com uma boa pesquisa prévia, você poderá encontrar a pasta térmica com melhor custo-benefício para você, dentro do seu orçamento.
Conclusão
Chegamos ao final desse guia completo de compras, onde você pode conhecer quais são as 10 melhores pastas térmicas de 2024! Portanto, agora temos certeza que está muito mais simples decidir qual pasta térmica comprar para o seu computador, console e outros dispositivos que precisam desse material de proteção.
Além disso, você também pode conferir uma lista completa com várias dicas que podem guiá-lo na hora de escolher e comprar uma nova pasta térmica. Principalmente, se você pretende continuar pesquisando para conferir outros produtos, além dos melhores que trouxemos para você nesse ranking!
Agradecemos pelo seu tempo de leitura dedicado a esse conteúdo. Desejamos que encontre a sua melhor pasta térmica, aquela que atende as suas necessidades de uso, preferências pessoais e que também se encaixa bem dentro do seu orçamento. Boas compras!
Para que serve a pasta térmica?
A pasta térmica serve para fazer a dissipação de calor em dispositivos eletrônicos, como um condutor térmico eficiente entre o processador, a GPU ou outros componentes e seus respectivos dissipadores de calor.
Sua função principal é preencher as irregularidades microscópicas nas superfícies metálicas, melhorando a transferência de calor e evitando pontos de sobreaquecimento. Pois, ao facilitar a condução térmica, a pasta térmica contribui para manter a temperatura dos componentes eletrônicos em níveis ideais, garantindo o bom desempenho da máquina e prolongando a vida útil do hardware.
Como aplicar a pasta térmica?
Para aplicar a pasta térmica, primeiro limpe cuidadosamente a superfície do processador ou GPU com álcool, removendo resíduos de pasta térmica antiga e sujeiras. Em seguida, aplique uma pequena quantidade de massa no centro do componente, variando de acordo com o tamanho. Utilize preferencialmente um aplicador em formato de seringa para facilitar a aplicação, ou uma espátula.
Uma gota de aproximadamente o tamanho de 1 grão de ervilha é suficiente, na maioria dos casos. Evite aplicar pasta térmica em excesso, pois se ela vazar pode afetar o funcionamento da placa mãe. Além disso, você pode aplicar a pasta tanto em baixo do dissipador, quanto em cima do processador. De qualquer forma, a pasta térmica deve ficar entre esses dois componentes.
Por fim, ao reinstalar o cooler ou dissipador de calor, pressione suavemente para garantir um contato total.
Quando trocar a pasta térmica?
Ao perceber que a duração da pasta terminou, ou que o computador está com mau desempenho, e esquentando demais, você deve efetuar a troca da pasta.
Afinal, mesmo as pastas com maior durabilidade não duram para sempre. Para saber a hora certa de trocar, você deve observar se o desempenho do computador está lento, se o processador está esquentando mais, e com frequência, e quais são as especificações do fabricante da sua pasta térmica sobre a duração do produto.
O que acontece se não tiver pasta térmica?
Sem a pasta térmica para preencher as micro lacunas dos componentes e melhorar a condução térmica, há um risco significativo de que o calor não seja transferido de forma eficiente. Isso pode levar a um superaquecimento dos componentes, reduzindo o desempenho do hardware e, em casos extremos, causando danos permanentes devido a temperaturas altas.
Portanto, a pasta térmica desempenha um papel crucial na manutenção das temperaturas ideais, garantindo o funcionamento estável e duradouro dos seus dispositivos.