Quem busca por um novo computador desktop ou até mesmo por um notebook, normalmente fica com dúvidas a respeito dos principais componentes dos computadores. Uma dessas dúvidas é saber escolher entre utilizar uma placa de vídeo integrada ou uma dedicada.
Essa dúvida é ainda maior em que está montando um novo pc, principalmente, entre os usuários que estão montando um pc gamer. Afinal, a placa de vídeo é um componente indispensável para realizar tarefas gráficas, como trabalhos de design gráfico e edição de vídeo, no computador.
E, para aqueles que amam jogos, a placa de vídeo é tão importante quanto ter uma boa quantidade de memória RAM e uma boa placa mãe. Portanto, pensando nisso e em nas duvidas que você deve ter ao pensar em comprar uma nova placa de vídeo, foi que preparamos esse artigo. Aproveite!
O que é placa de vídeo?
A placa de vídeo é o componente de hardware responsável pela geração de imagens do seu computador ou notebook. Ou seja, é graças a essas placas que sua tela consegue exibir os designs e cores que aparecem quando você liga o PC, incluindo fotos e vídeos.
Pois, a placa de vídeo é o processador gráfico capaz de processar os dados de imagens e transmitir para o monitor do computador. Mas, além de exibir as imagens, as placas de vídeo também são as responsáveis pela velocidade de transmissão dessas imagens e pelo desempenho gráfico do dispositivo.
Logo, quem realiza tarefas mais pesadas, como rodar jogos de computador e trabalhar com processamento de imagens ou vídeos, precisa ter uma placa de vídeo potente, para dar conta dessas atividades de forma adequada.
A placa de vídeo também é conhecida como GPU – Graphics Processing Unit – Unidade de Processamento Gráfico. No entanto, tecnicamente falando, o termo GPU se refere somente ao chip de processamento gráfico da placa, o componente que renderiza as imagens.
O que é placa de vídeo integrada?
Placa de vídeo integrada é aquela que vem com a placa mãe do dispositivo. Ou seja, apesar de algumas pessoas acharem o contrário, todo computador tem sua placa de vídeo integrada. Pois, ela é um item básica para a geração de imagens.
O processador dos computadores, sejam desktops ou notebooks, sempre separa uma parte da memória RAM do dispositivo para o processamento gráfico da placa integrada durante o uso do computador.
Portanto, computadores com placa de vídeo integrada tem um desempenho inferior, sendo mais recomendados para usuários que não fazem um uso intenso do computador. O que não é o caso de um pc gamer, por exemplo.
O que é placa de vídeo dedicada?
Uma placa de vídeo dedicada é um componente que nem sempre vem com os computadores, exceto em modelos mais avançados ou quando o usuário encomenda a inserção desse tipo de placa. Pois, as placas de vídeos dedicadas são especialmente desenvolvidas para lidar da melhor forma possível com o processamento gráfico do PC.
Apesar de também serem instaladas na placa mãe, não são um componente direto dos computadores. Além disso, esse tipo de placa é projetado para ter um desempenho superior e contam com seu próprio sistema de arrefecimento, para evitar o superaquecimento, e sua própria memória.
As placas de vídeo dedicadas podem ser encontradas por diferentes faixas de preço no mercado. Tudo depende de suas especificações técnicas. Ou seja, nem sempre é preciso desembolsar uma fortuna para ter uma boa placa de vídeo dedicada. Basta pesquisar bem para encontrar a placa com o melhor custo benefício para o seu pc.
Então, qual é a diferença entre a placa de vídeo integrada e a dedicada?
A principal e mais importante diferença entre a placa integrada e a dedicada é o desempenho. Pois, a placa integrada é menor, fabricada junto com o processador e ocupa a memória RAM do próprio sistema. Ou seja, esse tipo de placa de vídeo é capaz de dar conta apenas de tarefas mais simples.
Já a placa de vídeo dedicada não é acoplada a placa mãe, pois é um componente fabricado independente dela e do processador. Isso significa que esse tipo de placa é maior, ocupa mais espaço, mas tem um desempenho superior. Pois, não precisa dividir a memória RAM do sistema com o processador, já que tem sua própria memória de vídeo.
Outras diferenças incluem:
- Placa integrada: mais barata, menor, gasta menos energia, aquece menos;
- Placa dedicada: mais cara, consome mais energia, aquece bem mais, principalmente ao rodar jogos e programas pesados.
É justamente por conta do aquecimento, que muitas placas de vídeo dedicadas precisam de um cooler individual, para dissipar o calor e não afetar o funcionamento do computador.
Além disso, gamers que gostam de jogos pesados precisam pensar em um bom sistema de resfriamento para suas placas de vídeo. E investir um valor maior para comprar uma placa que atenda suas necessidades.
O que fazer para saber se a GPU é dedicada ou integrada?
Para identificar qual é a sua placa de vídeo, tecle Ctrl+Alt+Del para abrir o gerenciador de tarefas do Windows. Então, clique na guia desempenho e você verá qual o nome da placa de vídeo do seu computador.
Por exemplo, se o que aparecer for Intel UHD Graphics, essa é uma placa integrada. Mas, se aparecer algo como Nvidia ou Gigabyte, é uma placa dedicada. Caso você não reconheça o nome que aparecer, basta fazer uma rápida busca no Google, e logo encontrará a resposta.
Como escolher entre a placa de vídeo integrada e dedicada?
Na verdade, todos os computadores possuem uma placa de vídeo integrada como já mencionamos, que vem com eles de fábrica. Isso acontece mesmo com os modelos que também vem com uma placa dedicada. Logo, o que você precisa decidir é se quer ter uma placa dedicada ou não, caso não tenha.
O principal fator a considerar na hora de tomar essa decisão é o uso que você faz você pretende fazer do computador. Por exemplo, se você usa o computador para tarefas leves como digitação, assistir vídeos no Youtube e navegar na internet, gastar com uma placa de vídeo dedicada, caso seu PC não possua uma, é uma tarefa desnecessária.
Mas, se você quer rodar jogos ou trabalhar com programas que vão exigir um maior desempenho da sua máquina, como programas que editam vídeos e imagens, então uma placa de vídeo dedicada será necessária.
Além disso, você deve considerar que as placas dedicadas requerem um investimento maior, seja comprada junto com o computador, ou a parte, para instalar depois. E, não se esqueça: notebooks com placas dedicadas sempre serão mais pesados que aqueles que não tem essa opção.
Qual é a melhor placa de vídeo integrada ou dedicada?
A placa de vídeo dedicada sempre será melhor que as placas de vídeo integradas. Pois, é pensada para lidar com processos gráficos mais pesados, enquanto as placas integradas são desenvolvidas para lidar com as tarefas básicas desempenhadas no computador.
Podemos citar como exemplo uma workstation, ou estação de trabalho para engenheiros e arquitetos, que requer uma placa de vídeo offboard. Ou seja, precisa de uma placa de vídeo externa encaixada nos slots da placa mãe, para que o trabalho desses profissionais possa ser executado no computador.
Conclusão
A diferença entre a placa de vídeo integrada e a placa de vídeo dedicada é notável no quesito performance do computador. Além disso, todos os computadores precisam de uma placa integrada, ou não poderiam nem mesmo executar atividades básicas, como exibir os vídeos do Youtube!
De uma forma geral, quanto mais avançados forem os hardwares do seu computador, melhor será seu desempenho. E um hardware mais avançado sempre será melhor, o que é exatamente o caso das placas de vídeo dedicadas.
Gostou das dicas? Quer saber mais sobre o desempenho dos computadores? Então, aproveite para ler também: como acelerar o computador: 10 dicas infalíveis.