Tipos de Memória RAM: DDR2, DDR3, DDR4, DDR5 – O Guia Completo

Qualquer computador precisa de uma memória RAM para funcionar. Afinal, esse componente é responsável por boa parte do bom desempenho da máquina durante seu funcionamento. No entanto, existem diferentes tipos de memoria ram, você sabia?

Imagem representando quais os tipos de memória ram. Várias memórias ram dispostas sobre placa mãe de um computador. As memórias são pretas e retangulares, a placa é verde.

E se você já tem alguma noção dos principais componentes de um PC, provavelmente sabe que as memórias RAM, ao lado do processador, placa mãe e fonte de energia, fazem parte do conjunto de componentes internos básicos de hardware. Ou seja, qualquer máquina, seja um pc de mesa, ou um notebook, precisa desses itens para funcionar.

Além disso, escolher a memória ram certa é imprescindível para quem quer montar uma máquina potente, como um pc gamer. Pois, na hora que você ligar seu PC para rodar seus games preferidos, o tipo de memória ram e a quantidade de ram farão muita diferença no seu desempenho. Inclusive, em quais tipos de jogos você poderá rodar.

Então, se você quer conhecer quais os tipos de memória RAM que existem, e entender melhor as diferenças entre cada uma delas, para obter o melhor custo-benefício com o seu PC, esse guia foi feito para você. Aproveite!

O que é Memória RAM?

Imagem mostrando um pente completo de memória RAM. O fundo é totalmente preto.

A memória RAM é o componente responsável por armazenar os dados temporários das suas aplicações. Ou seja, as informações que são necessárias para o funcionamento do dispositivo e dos programas que você está utilizando, enquanto faz uso deles. Mas, nem todas essas informações vão ficar gravadas de forma definitiva quando você fechar esses programas, ou desligar o PC.

Para entendermos isso melhor, é preciso saber a diferença entre os tipos de memória que um computador, e outros dispositivos, como tablets e celulares, utilizam:

  • Memória de armazenamento: memórias como o HD (disco rígido), e os SSDs, são memórias permanentes, do tipo não volátil, que gravam dados de forma definitiva em seu interior.
  • Memória RAM (Random Access Memory, em português memória de acesso aleatório): são memórias voláteis, que armazenam dados temporariamente. Logo, quando o computador é desligado, ou o processo em execução for fechado, todos os dados da ram serão descartados.

A memória RAM existe porque o seu computador, e outros dispositivos tecnológicos, como os smartfhones, precisam garantir o acesso rápido do processador as informações de aplicativos e do sistema.

Por exemplo, quando você abre uma janela do navegador e minimiza outro aplicativo, mas não o fecha, o dispositivo precisa manter as informações desse app aberto, mas minimizado, em algum lugar. E esse lugar precisa ser de rápido acesso, já que essas informações podem ser solicitadas novamente a qualquer momento. Esse local é a memória RAM.

Como Funciona a Memória RAM?

A memória RAM é um componente intermediário entre a memória permanente (HD ou SSD), e o processador. Quando você liga aparelhos como computadores pessoais ou corporativos, celulares e tablets, o sistema carrega os programas e aplicativos da memória permanente para dentro da memória RAM.

Isso porque, é muito mais rápido e eficaz para o sistema operacional permitir que o processador acesse as informações dos arquivos e programas na memória RAM, e grave de forma definitiva no disco rígido somente o que é preciso. Por exemplo, as alterações que você salva no Word, ou o nível de progresso do seu jogo de PC.

Então, quando você abre uma aplicação, a memória RAM aloca uma parte do seu espaço de armazenamento, chamada de memória primária ou memória principal, para guardar as informações e dados necessários para realizar essa tarefa de forma temporária. A outra parte é a memória secundária, ou memória cache. Sua finalidade é armazenar os dados e instruções que o processador mais utiliza.

Qual a Velocidade da Memória RAM?

Mas, nem todas as memórias RAM executam esses processos com a mesma rapidez. Pois, a velocidade da RAM está relacionada a dois fatores principais:

  • Latência: medida em nanossegundos (ns) ou ciclos (CL), seu valor indica em quanto tempo a RAM consegue responder a uma solicitação do processador. Portanto, quanto menos tempo de latência, mais veloz é a RAM.
  • Frequência: medida em megahertz (MHz) ou gigahertz (GHz), seu valor indica quantos ciclos por segundo (CL) a memória RAM pode executar. Ou seja, quanto maior a frequência, mais rápida é a RAM.

Quais os Tipos de Memória RAM? Do SDRAM ao DDR5

2 Pentes de memórias RAM fixadas sobre placa mãe.

Você já sabe para que serve a memória RAM. E com certeza, já tem uma boa ideia do porque ela é importante para quem quer montar um pc gamer, por exemplo. Portanto, é hora de conhecer quais os tipos de memória ram que existem. Confira.

SDRAM

A SDRAM, Synchronous Dynamic Random Access Memory, em português, Memória Dinâmica de Acesso Aleatório Síncrona, é uma memória capaz de sincronizar sua frequência de funcionamento com a frequência do barramento do sistema (o canal pelo qual o processador se comunica com a memória RAM).

Seu padrão de funcionamento é básico para praticamente todos os tipos de memória RAM. Vale lembrar que a frequência máxima da SDRAM é de 133 MHz, e sua capacidade de armazenamento é de 512 MB para cada módulo de memória, no máximo.

DDR SDRAM ou DDR1

A memória DDR SDRAM ou DDR1 Double Data Rate, em português Dobro de Taxas de Dados, tem esse nome porque consegue transferir o dobro de dados a cada ciclo de clock (um ciclo de clock é cada pulso elétrico que entra em sincronia de frequência com o barramento do sistema).

Memórias DDR representam um avanço para os computadores. Pois, são mais rápidas, chegando a 400 MHz de frequência, e armazenando 1 GB de dados por módulo.

RAM DDR2

A memória ram DDR2 é a segunda geração de memórias ram, portanto, representa um aprimoramento da DDR1. Sua frequência é de 266 MHz, 1066 MT/s, (1066 megatransfers por segundo), e suporta até 4 GB de dados em cada um dos seus módulos de memória.

Outro ponto positivo da DDR2 em relação a DDR1 é a sua menor taxa de tensão, o que causa menos superaquecimento do componente, e diminuiu seu consumo de energia. Portanto, é mais eficiente e segura.

RAM DDR3

A memória RAM DDR3 é chamada assim porque representa uma evolução em tecnologia quando comparada a DDR2. Ou seja, essa é a terceira geração de memórias RAM. Sua frequência máxima é de 1066 MHz, 2133 MT/s. Já a sua capacidade de memória máxima é de 16 GB por módulo.

Sua tensão é ainda menor que a tensão da DDR2, reduzindo ainda mais o aquecimento e o consumo de energia do componente.

RAM DDR4

A memória RAM DDR4 é o aperfeiçoamento da memória DDR3. Essa geração de RAM oferece 1600 MHz, 3200 MT/s de frequência e até 64 GB de armazenamento por módulo de memória.

Sua tensão também é menor que a da sua antecessora, mas não é só isso. Pois, a DDR4 também conta com o recurso de Cyclic Redundancy Check, ou Verificação Cíclica de Redundância, e a Checagem de Paridade, que faz verificações e correções dos erros nas transmissões de dados entre a RAM e o processador.

RAM DDR5

A memória RAM DDR5 é a mais rápida e avançada entre as memórias RAM que existem atualmente. Disponível desde 2019, quando foi lançada no mercado, a DDR5 possui uma frequência de 4000 MHz, com 8000 MT/s e armazena até 128 GB de dados por módulo de memória.

Sua tensão é a menor entre todas as gerações de memória RAM. Logo, ela também aquece menos e é a mais econômica de todas as RAM.

Por fim, a DDR5 trouxe o recurso on-die ECC – Error Correction Code, em português Código de Correção de Erro, que é capaz de corrigir erros nos dados transmitidos entre a memória e o processador, antes que esses dados sejam enviados.

E Quais São as Diferenças Entre os Tipos de Memória RAM?

Comportimento de memórias RAM aberto na parte traseira de um notebook que está passando por manutenção. O notebook é preto, e é possível ver as memórias encaixadas na placa mãe na parte interna. Há uma chave philips pequena, com um remendo de fita adesiva no cabo, próxima ao compartimento aberto.

Quando conhecemos os tipos de memória RAM, entendemos de forma clara que as gerações mais novas são mais avançadas. Contudo, existem vários usuários que ainda usam computadores com as gerações mais antigas. E, ao comprar uma nova memória RAM para fazer um upgrade no PC, é importante conhecer as diferenças entre elas, tanto para comprar a memória certa para o seu dispositivo, quanto para saber qual é melhor.

Número de pinos

Cada geração de memória RAM tem um número de pinos de conexão e um entalhe diferente de encaixe. É importante que você saiba disso, porque são esses pinos que conectam o pente da memória ao slot da placa mãe. Confira:

  • DDR2 e DDR3: 240 pinos cada uma, mas os entalhes de encaixe na placa mãe são diferentes;
  • DDR4 e DDR5: 288 pinos cada, também com entalhes de encaixe diferentes.

Ou seja, as memórias RAM não são compatíveis e não podem ser conectadas no slot de encaixe errado.

Tensão da Memória RAM

A tensão é o indicador de quanta energia elétrica a RAM precisa para funcionar. Ou seja, o seu consumo de eletricidade. Portanto, como explicamos acima, quanto menor a tensão, mais econômica é a memória. Confira a tensão padrão das gerações de RAM:

  • DDR2: consome 1,8 V;
  • DDR3: consume 1,5 V;
  • DDR4: consome 1,2 V;
  • DDR5: consome 1,1 V.

Frequência

A frequência é o indicador que determina quantos ciclos por segundo (CL) a memória RAM consegue fazer. E isso está diretamente ligado a sua velocidade de transmissão de dados. Portanto, as RAM de gerações mais novas são mais velozes, pois apresentam uma frequência maior em comparação a suas antecessoras, confira:

  • DDR2: 200 MHz (PC2-3200);
  • DDR3: 400 MHz (PC3-6400);
  • DDR4: 800 MHz (PC4-12800);
  • DDR5: 2000 MHz (PC5-32000).

Largura de Banda da Memória RAM

Esse indicador determina quantos dados a memória RAM consegue transferir a cada segundo. Ou seja, quanto maior for a largura de banda, melhor será o desempenho da memória, e consequentemente, do dispositivo que a utiliza.

A largura de banda de cada uma das gerações de RAM está relacionada a frequência que conseguem alcançar e ao número de bits que a memória transfere por ciclo de clock. Confira a largura de banda das diferentes gerações de memória:

  • DDR2: 3,2 GB/s (PC2-3200);
  • DDR3: 6,4 GB/s (PC3-6400)
  • DDR4; 12,8 GB/s (PC4-12800);
  • DDR5: 32 GB/s (ou PC5-32000).

Correção de erros

Erros de transmissão de dados entre o processador e a memória RAM podem acontecer, e os motivos são vários, incluindo o aumento da temperatura, falhas no barramento do sistema, defeitos nos próprios chips e até interferências eletromagnéticas. Esses erros são um problema, independente do motivo pelo qual ocorram, porque afetam o desempenho do sistema.

Portanto, algumas gerações de memórias RAM possuem mecanismos de correção e identificação de erros. E existem dois métodos diferentes para isso: o primeiro é o CRC (Cyclic Redundancy Check), e o segundo é o ECC (Error Correction Code).

O CRC, presente no DDR4, faz uso de um código extra que verifica se os dados estão corretos, porém não altera as informações a serem enviadas. Já o ECC, da DDR5 é mais avançado, pois não apenas encontra os erros, como corrigi as informações antes do envio.

Memória ram para servidor: tem diferença?

Existe um tipo de memória RAM conhecido como memória RAM para servidor. São memórias especiais que apenas os servidores, computadores que transmitem e armazenam dados de sistemas de computadores, possuem.

Servidores precisam de altos padrões de desempenho e confiabilidade. Portanto, usam uma memória RAM que possui características diferenciadas daquelas utilizadas nos outros computadores, confira:

  • Maior capacidade de armazenamento: são memórias que armazenam até 128 GB de dados por módulo, justamente porque os servidores lidam com um número muito maior dados.
  • Maior velocidade: a memória ram de servidor também deve ser mais rápida, pois o servidor precisa manter um bom desempenho trabalhando com um volume bem maior de informações ao mesmo tempo.
  • Formato: servidores tem um espaço físico para o encaixe de memórias mais limitado e contam com uma refrigeração feita através de um túnel de vento forçado, para não superaquecer. Portanto, as memórias RAM dos servidores tem um formato diferente. Como precisam ocupar menor espaço, são menores do que as RAM convencionais dos computadores domésticos.

Memórias SODIMM: o que é, e qual a diferença para as memórias DIMM?

A memória DIMM, Small Outline Dual In-line Memory Module, possui 2 conjuntos de contatos elétricos em cada lado. Portanto, normalmente tem 240 ou 288 pinos de conexão. enquanto que a SODIMM, Dual In-line Memory Module, tem menos contatos elétricos, e costuma ter 200 ou 260 pinos, a depender da geração.

O tamanho de uma memória RAM é medido em milímetros (mm), e se refere ao seu comprimento e largura. Portanto, a diferença entre a memória SODIMM e a memória DIMM está no tamanho.

Dessa forma, o tamanho padrão do DIMM é de 133,35 mm x 31,25 mm, com 18 mm nas memórias very low profile. É a memória normalmente utilizada em computadores domésticos e computadores coorporativos. Já o SODIMM mede 67,6 mm x 30 mm, é a memória RAM mais utilizada em notebooks, microdesktops, ultrabooks e netbooks.

Qual a diferença entre a DDR3 e DDR4?

A principal diferença entre a DDR3 e DDR4 está no desempenho proporcionado. Pois, de uma forma geral, a DDR4 é mais avançada que a DDR3, possuindo maior frequência, menos latência, maior capacidade de armazenamento e menor tensão.

Vale lembrar que a DDR4 também tem um número maior de pinos que a DDR3, com 288 pinos, 48 pinos a mais que a sua antecessora.

Qual a diferença entre memórias Standard Voltage e Low Voltage?

As memórias Standard Voltage e Low Voltage se diferenciam pela tensão, que é medida em Volts, e determina a quantidade de carga elétrica que o componente utiliza. A memória Standard Voltage é aquela que segue a tensão padrão que a JEDEC – Joint Electron Device Engineering Council, instituição que determina os padrões técnicos das memórias RAM, estabelece.

Já as memórias Low Voltage, são aqueles que possuem uma tensão menor do que o padrão determinado pela JEDEC. Por exemplo, a DDR3 tem uma tensão padrão de 1,5 V. Mas, existe a DDR3L que opera com 1,35V de tensão. Da mesma forma, a tensão padrão da DDR4 é de 1,2V, mas há a DDR4L, que opera a 1,05V.

Quais são os tipos de RAM?

Conjunto de memórias RAM encaixado sobre uma placa mãe. O fundo da imagem é totalmente branco.

Outro ponto importante sobre a RAM, é que não existe um único modelo de memória RAM, confira.

DRAM

A DRAM, Dynamic Random Acess Memory, em português Memória Dinâmica de Acesso Aleatório, é um dispositivo de atividade constante, cujas células de memória precisam ser atualizadas a cada milissegundo, para que seja possível compensar o gradual descarregamento dos capacitores.

Comuns em PCs e hardware para network, as DRAM são mais baratas e acessíveis.

SRAM

A SRAM, Static Random Access Memory, Memória Estática de Acesso Aleatório, é um tipo de RAM que não precisa de atualização constante, contudo, requer um fluxo ininterrupto de energia. É mais comum encontrarmos esse tipo de memórias em câmeras digitais e memórias cache para armazenar dados para os processadores.

SDRAM

A Synchronous DRAM, ou apenas SDRAM, é capaz de sincronizar as velocidades de memória com as velocidades dos processadores. Logo, permitem que os dispositivos que utilizam esse tipo de memória tenham melhor desempenho.

Já falamos das SDRAM mais acima, ao explicar a evolução das gerações de memórias RAM.

VRAM

A memória VRAM é o tipo de memória RAM utilizada nas placas de vídeo e serve para armazenar os dados das tarefas gráficas do dispositivo. Da mesma forma que as demais memórias RAM, quanto maior sua capacidade, mais informações consegue armazenar. O que não necessariamente quer dizer um melhor desempenho dos GPUs.

Conclusão

Ter um bom conjunto de memórias RAM, atualizadas, com boa frequência e capacidade de alocar informações, é fundamental para garantir o bom desempenho dos computadores. Principalmente, ao considerarmos o fato de que as máquinas lidam com um número cada vez maior de informações.

A escolha da memória RAM é especialmente importante para quem gosta de jogos e ou precisa abrir diversos programas ao mesmo para quaisquer atividades que queira realizar. Aqueles que usam programas mais pesados, como editores de vídeo e imagem, também precisam investir mais em memória RAM.

Neste artigo abordamos vários detalhes sobre as memórias ram! Obrigada pelo tempo de leitura dedicado a esse conteúdo!

Você já pensou em ter um computador de alto desempenho para rodar todos os seus jogos preferidos? Então, aproveite e leia também: como montar um pc gamer: o guia completo para um setup de alta qualidade!

Compartilhe